segunda-feira, agosto 16, 2010

SÓ PARAENSES VÃO ENTENDER TUDO

Só sendo paraense pra entender o texto!





Um dia eu tava buiado, pensei em ir lá em baixo comprar uns tamatás.

Tava numa murrinha, mas criei coragem, peguei o sacrabala e fui.

Chequei tarde só tinha peixe dispré. O maninho que estava vendendo tinha uma teba de orelha do tamanho dum bonde. O gala-seca espirrou em cima do tamatá do moço que tinha acabado de comprar, e no meu tembéim.

Ficou tudo cheio de bustela...Axiiiiiii, porcaria! Não é potoca, não.

O dono do tamatá muquiou o orelha-de-nós-todos, mas malinou mesmo.

Saí dalí e fui comer uma unha. Escolhi uma porruda! Égua, quase levei o farelo depois. Me deu um piriri.

Também...perece leso, comprar unha no veropa. Comprei uns mexilhões, um cupu e um pirarucu, mto fiiiiiirme, mas um pouco pitiú.

Fui pra parada esperar o busão. Lá tinha duas pipira varejeira fazendo graça. Eu pensando com meus botões...ÊEEEE, ela já quer... Mas, veio um Paar-Ceasa sequinho e elas entraram...Fiquei na roça, levei o
farelo. O sacrabala veio cheio e ainda começou a cair um toró, égua-muleke-tédoidé, pense num bonde lotado. Eu disse: éguaaaaaaaa, voimbora logo.

No sacrabala lotado, com o vidro fechado por causa da chuva, começa aquele calor muito palha. Uma velha estava quase despombalecendo. Daí o velho que tava com ela gritava arreda aí menino pra senhora sentar
aí do teu lado.

O menino falou: Hmm, tá, cheiroso..

Recebi esse texto por email da amiga Luana Campos

domingo, agosto 08, 2010

Minha apendicite (day two)

Ahhhhhh agora vamos ao segundo dia.

Dessa vez já operado, sem apêndice e com uma puta duma fome, já que pra fazer os exames e operar eu tinha que estar em jejum. Então vocês imaginem o que é um "cerumano" estar desde as 4:30 da madrugada sem comer nada até as 15h do dia seguinte. "Puta falta de sacanagem"!

As 15h me vestiram naquele camisolão "chiquérrimo" azul claro com um lacinho nas costas e a buzanfa de fora. Visão do inferno. Uma maravilha! Me colocaram na maca e me levaram pelos corredores do HPD (Hospital Porto Dias) até a sala de operações, onde fiquei batendo papo com a enfermeira, um papo furado pra dar tempo da anestesia geral fazer efeito e ploft! Apaguei!

Duas horas depois eu acordo olhando pro teto do quarto com a boca seca, a barriga roncando mais que motor de carro "tunado" e um segundo "imbigo" no bucho. Mamãe falando as recomendações do médico, que isso que aquilo e mais aquilo outro e eu pensando "pqp! que fome! quando vem a broca!"

Quando ela terminou com todas as "regras da partida" eu me atrevi a fazer a pergunta e ouvi um sonoro "tu és doido negão!". Pai e mãe me disseram que eu só ia comer e beber algo no café da manhã. Que só ia receber um algodãozinho com água na boca pra molhar a boca pra evitar ressecamento e que não poderia me mexer daquela posição. Pensem! mais de 24h sem nada no estômago! Pra quem tem u buraco negro como eu tenho no lugar do estômago é o fim! O HORROR!

Então lá fui eu, meu estômago e meus pais nessa de ficar até o dia seguinte. Eu reclamando da dor nas costas de ficar estático quase 24h e com uma fome desgramada e eles mandando eu ficar quieto e tudo o mais. Passadas as primeiras 4 ou 5h eu já tava sacaneando eles dizendo que eu ia sair correndo comer o que tivesse no frigobar e tal, por que eu tinha visto umas latinhas de refri e eles "tem nada lá não! Só água que a enfermeira deixou."

Tudo papo furado!

Eles tavam era querendo evitar de comer na minha frente pra não me deixar com mais fome. Só que perderam. Ficaram esperando eu dormir cedo pra comer, só que como eu não tenho o hábito sadio de dormir cedo fiquei acordado até que meu pau não aguentou e saiu direto na geladeira pra comer uns pães de queijo e tomar uma coca. 

Aí ele me falou dessa estratégia deles e eu ali com cara de "cachorro pidão".

E assim foi meu segundo dia.

PS.: prometi fotos mas vou deixa-las pra mais tarde. Talvez só depois que retirar os pontos. pq não posso me exceder sentado ainda.Fiquem só com essa imagem do apendice que achei no google.

sábado, agosto 07, 2010

Minha apendicite (day one)

Depois de dois dias sumido da internet, por culpa de uma apendicite que apareceu "do nada", como disse a Dra. Toda - tu foste premiado - eu retorno.

Tô voltando aos poucos porque não posso fazer muito esforço ainda, tenho pais zelosos demais que as vezes cansam, mas não posso reclamar. Minha família é muito unida nessas horas.

Fui parar na madrugada de quinta (05/08) no Hospital Porto Dias com fortes dores na região do apendice e com calafrios. Aqui faço um pequeno parêntese agradecendo ao "Seu" Batista, motorista da TV Liberal um dos caras mais prestativos daquele local no turno da noite, que me levou em 10min pro hospital.

Chegando lá fui atendido pela recepcionista rapidamente, afinal só eu tava na recepção "Duh!", e encaminhado a Dra. Toda, médica jovem, bonita e japa (fetiche fdp!) que diagnosticou uma possível apendicite, mas que só comprovaria após exames de ultrasom, sangue e de urina. 

Nesse meio tempo entre os exames liguei pra minha irmã (@Scy_) pra avisar em casa que eu tava no hospital. Ela prontamente disse que iria se arrumar e me acompanhar, mas acabou que ela avisou meus pais e eles é quem foram lá.

Feito o exame de sangue fiquei ainda esperando dar a vontade do xixi, o que deorou e acabamos pedindo pro médico plantonista seguinte, Dr. Flávio, outro médico novo, que me liberou com o compromisso de voltar as 7 da manhã pra fazer uma ultrasonografia, o que foi feito no horário ela manhã.

Feito o ultrasom fui encaminhado ao Dr. Alessandro França, um jovem gastro, muito mulecão mas muito bom, que me deu toda segurança e assistência orientando em ir logo na Unimed com os exames e pedir liberação pra internação com urgência e as 13h eu tava internado e as 15h indo pra sala de operação tomar anestesia e ser operado.

Uma coisa, eu nunca fui operado. Pra nada. Quando fui pra sala ser operado o anestesista foi la, conversou comigo e nessa de conversar eu apaguei e só fui acordar no quarto, recém operado e com um segundo "imbigo" no bucho.

Essa foi a minha saga no primeiro dia. O próximo post eu relato o segundo dia (sexta 06) e as visitas que recebi, além de postar umas fotos. Deixo agora um texto sobre apendicite pra vocês se "deliciarem" hehehe.

Pra quem não sabe Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, uma bolsa em forma de verme do intestino grosso. A apendicite mais comum é a apendicite aguda, que apesar de poder ocorrer em qualquer idade, é muito mais comum na adolescência. É extremamente comum, afetando mais de 7% de toda a população em algum momento das suas vidas.

Até recentemente julgava-se que as apendicites surgiam após obstrução continuada do seu lúmen por uma massa sólida. Hoje sabe-se que as obstruções permanentes serão responsáveis apenas por uma minoria dos casos. Por possuir seu óstio no ceco, pode entrar e ficar retido um fecalito ou coprolito (pequena pedra de fezes), ou mais raramente um pequeno parasita intestinal, dificultando seu esvaziamento. Outras causas são cálculos da vesícula biliar, ou aumento de volume dos gânglios linfáticos locais. As bactérias que permaneceram na luz do apêndice produzem gases que ficam retidos na cavidade, causando distensão da parede do apêndice e dor. Este aumento da pressão dentro do lúmen do órgão gera isquemia (déficit de oxigênio). Após várias horas de deficiência de oxigênio, a isquemia transforma-se em necrose (morte das células), que estimula maior multiplicação das bactérias. A maioria dos casos deverá ser devido à infecção directa do apêndice aberto ou após breve obstrução.


O diagnóstico de apendicite é difícil devido ao grande número de casos que apresentam apenas alguns, ou até nenhum sintoma específico até muito tarde na progressão da doença. As apendicites com poucos sintomas são mais freqüentes em idosos ou crianças pequenas. Outro problema é que o apêndice pode ter localizações raras, o que dificulta a atribuição de uma dor num local onde ele não seja comum (como no lado esquerdo). Contudo, a apendicite, se não tratada, é muitas vezes mortal, e mesmo as apendicites atípicas são mais frequentes que qualquer outra causa de ventre agudo, logo são sempre diagnosticadas cerca de 20% de falsas apendicites.
Os sintomas clássicos (que, como foi dito, ocorrem em uma minoria) são:
  1. Dor difusa contínua no abdôme, junto do umbigo, movendo-se por vezes para o quadrante inferior direito (fossa íliaca direita) após algumas horas (no ponto de MacBurney). Por vezes é muito moderada em intensidade.
  2. Sensibilidade ao toque no ventre, por vezes com alguma defesa dos músculos. (sinal de Blumberg)
  3. Náusea e vômito.
  4. Febre baixa.¨
  5. Falta de apetite
Estes sintomas geralmente se agravam com a progressão da doença.
Análises do sangue poderão mostrar leucocitose (aumento da quantidade de leucócitos). Em casos duvidosos é aconselhável uma tomografia computadorizada (TC) abdominal, que mostrará a parede do apêndice edemaciada (inchada). Entretanto, o uso de TC em mulheres grávidas e em crianças é significativamente limitado, devido a questões envolvendo exposição à radiação.

O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice,podendo ou não ser seguido de antibioticoterapia na dependência do aspecto do apêndice no intra-operatório, . Atualmente, o método indicado para a realização da apendicectomia, retirada do apendice, é a cirurgia vídeo-laparoscópica, realizada através de 3 pequenas incisões, e com o auxílio de um monitor. Este tipo de cirurgia permite uma recuperação mais rápida, devido ao pequeno tamanho das incisões, além de um melhor efeito estético. Além disso, a cirurgia vídeo-laparoscópica permite a inspeção de toda a cavidade abdominal, excluindo-se assim, outras causas de dor abdominal que não a apendicite. Nos casos em que há umabscesso, há a necessidade de colocação de dreno para o completo esvaziamento do pus da cavidade abdominal.

O tempo de internação varia de 24 a 72 horas em média, dependendo da recuperação do paciente e do grau de contaminação da cavidade abdominal (presença de pus no momento da cirurgia).

A recuperação de pacientes que foram operados é relativamente rápida,em apendicites em fase inicial operados por cirurgia laparoscópica,a alta poderá ser prescrita até mesmo no dia subsequente a cirurgia,retornando o paciente às suas atividades habituais com brevidade; atividades esportivas são liberadas após 3 meses do procedimento.

PS.: 90% do texto foi copiado do wikipedia, ou vocês acham que eu manjo muito de apendicite?